4 boas práticas de prospecção de clientes no exterior que você pode adotar

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A busca por novos clientes deve ser uma tarefa diária para uma empresa com intenção de ampliar as exportações. Na prospecção tradicional, a empresa dispunha de listas de contatos aleatória, email marketing, telefone e uma equipe disparando ligações e e-mails (cold calls e cold e-mails).

Uma prospecção eficiente no contexto do Marketing 4.0 conta com estratégias e técnicas de engajamento e interação. As dicas abaixo fortalecerão sua estratégia de conquistar clientes no exterior.

1. Perfil claro do cliente

Sólidos resultados dependem da assertividade do público alvo e da proposta de valor do produto. Isso se inicia com a definição de um perfil de cliente ideal. Um bom briefing aumenta as chances de conectar parceiros e encontrar oportunidades relevantes.

Analise os clientes atuais de sua base para começar a prospectar perfis parecidos, especialmente as empresas e segmentos que costumam trazer mais receita e adquirir seu produto com mais facilidade. E lembre-se, quanto mais específica a localização, maiores as chances de sucesso.

Para iniciar o mapeamento, você pode utilizar perguntas como:

 # Em quais segmentos essas empresas mais atuam? # Qual produto/serviço elas compraram? # Quanto elas costumam investir em minha solução? # Qual o porte? # Em quais regiões minha empresa atua mais com mais força? # Minha equipe atende melhor quais tipos de clientes?

A Next Lead busca a pessoa certa por cargo, empresa, setor de atuação, porte, número de empregados, localização, faturamento e empresa exportadora de um dado NCM.

2. Mire no mercado alvo

Para as empresas com foco em expandir suas exportações é importante terem definido os principais mercados- alvo (recomendável até 3). Uma pesquisa prévia deve haver contemplado pelo menos:

  • potencial do mercado;
  • especificidades do comportamento do consumidor;
  • barreiras e exigências técnicas;
  • tendências e a expectativa do mercado;
  • conhecimento da concorrência;
  • preço do produto e do concorrente;
  • logística.

3. Presença online e marcante

Manter um ótimo e informativo site pensado para o seu cliente ideal é o básico para marcar a sua presença na internet. A empresa deve também descobrir quais redes sociais frequentam seu público e definir uma estratégia de interagir com ele. Cada rede tem sua linguagem e é importante ouvir o que sua audiência está falando.

Caso o perfil de sua empresa seja B2B, você estaria perdendo grande espaço e chances de negócios estando fora do Linkedin. Essa é prioritariamente uma rede de networking com conteúdo pertencente ao mundo empresarial, como empreendedorismo, inovação, produtividade, contratação, etc. 

Assim como outras redes sociais, o Linkedin permite curtidas, comentários e compartilhamentos, mas seu maior valor é sondar o que está sendo acessado e falado pela sua rede e quais empresas são os motores de discussão.

4. Prospecção ativa e remota

Novos padrões de comportamento afetam o modo de prospecção e negociação no comércio exterior: menos contato social; restrições de viagens; adesão ao home office.

Em torno de 74% das empresas B2B relatam dificuldade de fazer prospecção na pandemia. As empresas também registraram diminuição na geração de leads pelos canais habituais, mais leve para quem utiliza marketing digital.

Embora não possamos fazer networking e encontrar pessoalmente, podemos inovar e usar canais e ferramentas digitais para se conectar. A inovação da busca por clientes por meio digital se instaurou definitivamente na nova realidade. Além de permitir chegar até o potencial cliente, é possível testar campanhas, atingir diferentes perfis de cliente ideal e assim validar o processo de vendas.

A prospecção digital da Next Lead conta com fonte de dados confiável, software inteligente e é 100% remota. Sua empresa alcançará e engajará o público alvo transformando em vendas.

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