A nova Lei de Licitações (nº 14.133/2021), sancionada no dia 1º de abril, prevê o uso preferencial do Building Information Modelling (BIM) na licitação de obras.
A sigla BIM, em português Modelagem da Informação da Construção se traduz na coleta de informações específicas detalhadas, que são compiladas e utilizadas por meio de softwares, abrangendo todas as etapas, desde o projeto, execução da obra, até um plano de manutenção pós-obra.
Empresas de engenharia já reconhecem o valor do mapeamento com drone. A técnica de fotogrametria garante medições de áreas e comprimentos, comparações de volume, elevação e validações de qualidade. Há cinco anos a construtora MRV intensificou o processo de transformação digital com a implementação do BIM.
O software de modelagem virtual é usado em todo o ciclo de vida da construção dos empreendimentos. Para isso, engenheiros, projetistas, e arquitetos foram treinados. Com o BIM, a MRV embarca uma série de tecnologias, como drones, inteligência artificial, realidade virtual e aumentada.
Os drones trazem importante redução de tempo ao processo construtivo, se comparado a modelos tradicionais de levantamento. Quando voam, eles capturam dados que, após processamento, podem se traduzir em modelos tridimensionais em nuvens de pontos de alta densidade. Essas projeções são alinhadas aos softwares utilizados no BIM.
Há um mercado em franca expansão para empresas de geotecnologia e drones. O marketing social é uma estratégia diferenciada que identifica e interage com os gestores chave por meio das redes sociais. E a rede B2B mais qualificada é o Linkedin.
Que tal adotar uma estratégia inovadora para expandir suas vendas falando direto com que decide? Acesse www.nextead.com.br
Email: contato@nextlead.com.br
Rua Litargírio 150/sl 401
Belo Horizonte – MG
CNPJ.: 37.787.824/0001-63